sábado, 11 de outubro de 2008

Havia uma distancia entre o interior e a capital

Agora o mundo se tornou acessivel mas, na minha adolescencia, subia e descia a rua Benjamim Constant pensando na distancia que me separava dos garotos da capital que vinham passar as ferias em Tamboril. 
Havia um profundo canion nos separando. 
Esta exclusao do mundo, a sensacao de morar no meio do nada se manifestava na limitacao de vocabulario.
Tinha a palavra que eu achava a mais bonita, que eu adorava ouvir mas que nao tinha a mais vaga ideia do que significasse: Mucuripe.
Havia lido nos livros de Historia que havia em Fortaleza um lugar fascinante chamado Porto do Mucuripe... e que Jose do Patrocinio havia feito uns discursos antiescravidao por la.
Fortaleza. Tudo era Fortaleza... as coisas mais instigantes pareciam pulsar em Fortaleza.
Esta sensacao ficou mais forte quando a Professora Mascilva chegou em Tamboril. Aquela mulher de poucas palavras, segura de si, com letra redonda, clara, desenhada a giz nas "lousas" do Grupo General Sampaio. Qualquer gramatica parecia mais facil.
Lousa. Meu Deus, quanto tempo que eu nao falava esta palavra.

Aqui, minha referencia imagetica da palavra Mucuripe.


Nenhum comentário: